Praças e parques na Zona Oeste de SP que você precisa conhecer
A cidade de São Paulo, apesar de contar com uma paisagem urbana bastante densa e vertical, oferece uma grande variedade de áreas verdes para seus habitantes e visitantes. As praças e parques na Zona Oeste de SP, em particular, são conhecidos como verdadeiros refúgios urbanos em meio à agitação da cidade.
Leia também: Jardim das Perdizes: um parque urbano para chamar de seu
Neste artigo, vamos destacar alguns dos principais parques e praças que você precisa conhecer nessa região da capital paulista, mostrando suas características e atrativos, para que você possa desfrutar dos seus momentos de lazer e diversão ao ar livre com a família e amigos da melhor maneira possível.
Aqui você encontra:
Com vocês, o Parque Villa-Lobos
O Parque Villa-Lobos é um dos mais conhecidos e amados de São Paulo, localizado no bairro Alto de Pinheiros. Com uma área total de 732 mil m², é um dos maiores da cidade, projetado para ser um espaço de lazer e contemplação da natureza para toda a família.
Seu extenso gramado é muito utilizado para piqueniques, relaxamento e atividades físicas. Além disso, conta com uma ciclovia, quadras poliesportivas, campos de futebol, pista de skate, pistas de cooper e caminhada e áreas de playground.
O parque também se destaca por sua famosa biblioteca e pela variedade de eventos culturais, artísticos e esportivos ao longo do ano, como shows, feiras e exposições. Este parque na Zona Oeste de SP é um dos melhores locais para relaxar ao ar livre e passar tempo com a família e amigos.
Conheça outras opções de parques na Zona Oeste de SP
Esta região é muito rica em áreas verdes, portanto, além do Parque Villa-Lobos, que é um dos mais conhecidos e frequentados, é possível encontrar lazer e contato com a natureza em muitos outros parques na Zona Oeste de SP. Confira:
Parque Estadual Cândido Portinari - Vila Hamburguesa
O Parque Estadual Cândido Portinari é vizinho do Parque Villa Lobos, localizado no bairro de Vila Hamburguesa, próximo ao Alto de Pinheiros. Ele conta com uma entrada acessível pela estação Villa Lobos-Jaguaré, da CPTM, facilitando a vida dos visitantes.
Além de uma grande variedade de espécies vegetais nativas da Mata Atlântica e diversas espécies de animais, este parque na Zona Oeste de São Paulo conta com trilhas para caminhada, pistas para ciclismo, quadras poliesportivas, playgrounds e quiosques para piquenique e área com churrasqueiras.
Na segunda metade de 2022, o Parque Estadual Cândido Portinari ainda passou a abrigar a Roda São Paulo, maior roda gigante da América Latina, como parte das ações de revitalização do entorno do Rio Pinheiros.
Parque da Água Branca - Perdizes
Localizado no bairro de Perdizes, com uma área de mais de 136 mil m², esse parque na Zona Oeste de São Paulo é uma opção de lazer e cultura para os moradores da região, com espaços verdes para relaxar, praticar atividades físicas e passear com a família
Além disso, o Parque da Água Branca conta com uma grande diversidade de flora, com bosques que abrigam diversas espécies de plantas e animais, áreas para piquenique, quadras poliesportivas, playgrounds, pet place, horta comunitária, entre outros.
Uma das atrações mais populares do Parque da Água Branca é a Feira de Agricultura Orgânica, que acontece três vezes por semana e oferece aos visitantes a oportunidade de comprar produtos frescos e saudáveis diretamente dos produtores.
Parque Jardim das Perdizes
O Parque Jardim das Perdizes é um amplo espaço verde localizado na Zona Oeste de São Paulo. O parque foi construído pela Tecnisa, como parte do projeto do bairro planejado Jardim das Perdizes.
Com uma área total de mais de 45 mil m² preservados, o parque oferece um gramado extenso, que permite diversas opções de lazer e entretenimento para moradores e visitantes, como piqueniques, passeios com pets e atividades físicas.
Leia também: Parque Jardim das Perdizes: 4 motivos para você conhecer
O Parque Jardim das Perdizes, mesmo sendo parte de um projeto da Tecnisa, é aberto ao público, tornando-se uma excelente opção para quem busca um lugar tranquilo e agradável para aproveitar um dia ensolarado na cidade de São Paulo.
Parque da Ciência Butantan - Butantã
O Parque da Ciência do Butantan é um espaço cultural e científico, administrado pelo Instituto Butantan, que é referência nacional em pesquisa biomédica. É um parque interativo, que oferece exposições e atividades científicas para visitantes de todas as idades.
Entre as atrações, destacam-se os diversos museus biológicos e históricos, o Horto Oswaldo Cruz, com diversas espécies de plantas medicinais e ornamentais, o reptário, que conta com espécies como lagartos e quelônios, e o serpentário.
Parque Municipal Chácara do Jockey - Butantã
Ainda no bairro Butantã, você encontra a Chácara do Jockey, um tradicional parque na Zona Oeste de São Paulo, que ocupa uma área de cerca de 130 mil metros quadrados. O espaço foi construído onde antes funcionava o Jockey Club de São Paulo e preserva algumas das construções originais, como o prédio da administração e a Tribuna de Honra.
Além disso, o parque conta com áreas verdes, trilhas para caminhada e corrida, playground, espaço para piquenique, quadras poliesportivas, campo de futebol, além de espaços para a prática de skate, patins e bicicleta.
O parque também é um espaço para eventos culturais e artísticos, com um anfiteatro que pode receber até 2.500 pessoas e uma programação variada de atividades, como shows, peças de teatro e apresentações de dança.
Leia também: Tempo de qualidade: como aproveitar mais a sua família?
Praças perfeitas para passeios em família
Além dos parques na Zona Oeste de SP, também é possível curtir um passeio ao ar livre, relaxar ou praticar atividades físicas nas diversas praças da região. Confira nossas dicas de praças incríveis na região oeste da capital paulista:
- Praça do Pôr do Sol: Como o próprio nome sugere, essa praça famosa, localizada no bairro Alto de Pinheiros, é um dos locais mais populares da cidade para assistir ao pôr do sol. Oferece uma vista deslumbrante da cidade e da Serra da Cantareira e é um dos principais pontos de encontro para amigos e famílias.
- Praça Victor Civita: Ainda em Pinheiros, a praça Victor Civita é um espaço dedicado à sustentabilidade. Conta com várias áreas verdes e um jardim comunitário, além de instalações que incentivam a prática de atividades físicas e culturais. A praça também sedia vários eventos e exposições relacionados a assuntos ambientais.
- Praça Waldir Azevedo: A praça está localizada no bairro de Vila Ida, entre Lapa e Pinheiros, e é um dos principais mirantes da capital, além de estar cercada por árvores e bancos para relaxar. Também é um lugar ideal para praticar atividades físicas enquanto aprecia a vista.
- Praça das Corujas: Essa pequena praça localizada no bairro da Vila Madalena, conhecida por suas árvores e a grande presença de corujas. A praça é um espaço popular para caminhadas e piqueniques e também sedia eventos culturais e shows ao ar livre. É um lugar encantador para visitar.
More ao lado de ótimas áreas de lazer em SP
O Jardim das Perdizes não é apenas um parque, mas um bairro planejado desenvolvido pela Tecnisa e localizado em uma das melhores áreas da Zona Oeste de São Paulo. Morar no Jardim das Perdizes é uma excelente opção para quem busca um local tranquilo e seguro para viver, sem perder o fácil acesso às áreas centrais da cidade.
No bairro, é possível encontrar apartamentos de diferentes tamanhos e com modelos variados de plantas, conforme as necessidades de cada família. Exemplos disso são os últimos lançamentos Tecnisa, Reserva Figueiras e Bosque Pitangueiras, que você já pode conferir no nosso site.
Converse com nossos consultores para saber mais sobre nossos empreendimentos na Zona Oeste de São Paulo e more pertinho de algumas das áreas verdes mais incríveis da cidade!