Decoração escandinava: como surgiu e como usar em sua casa
Independente do tipo de casa que você possui, de ambientes mais amplos ou compactos, o uso de estante na sua decoração sempre é uma ideia prática. E se o estilo de decoração for adequado, pode ficar lindo!
Assim, é fundamental tentar aproveitar, ao máximo, a verticalidade de cada espaço. E um móvel como esse sempre pode se ajustar à diferentes propostas, seja de um modelo de ambientação mais clássica ou moderna.
Enfim, existem diversos modelos diferentes de estantes, com excelentes qualidades, capazes de atender bem ao gosto e às necessidades mais variadas.
Mas algumas questões precisam ser respondidas no momento da escolha para que o modelo certo traga realmente o efeito visual desejado.
Já pensou na decoração escandinava?

O estilo escandinavo de decoração
Estamos no Brasil, um lindo país tropical. Seu grande território apresenta bastante diversidade e a maior parte das suas regiões tem uma temperatura média bastante elevada.
Então, pode-se dizer que é verão o ano todo para quase todos os seus habitantes. Por isto mesmo, é bastante curioso ouvir de alguns especialistas em projetos de interiores a sugestão de uma casa decorada ao estilo escandinavo.

Se você já teve a incrível chance de visitar ou apenas de ver um documentário sobre os países do Hemisfério Norte vai entender o que vamos dizer.
É que a aparência dos interiores das residências construídas nestes lugares é mesmo diferente de quase tudo o que se pode ver no Brasil. Algo semelhante só pode ser conferido nos Estados do sul, especialmente no Rio Grande do Sul, onde o inverno é mais rigoroso.

Para todos estes endereços, seja pelo clima ou pelos materiais disponíveis, certos estilos decorativos foram adotados para casas. Um deles foi apelidado na contemporaneidade de 'estilo escandinavo'.
O mesmo se inspira nos modelos de ambientes criados em países como Escandinávia, Dinamarca e Noruega. Mas o que pode ser comum por lá, chegou aqui como novidade e virou tendência.
Assim como aconteceu com muitas outras artes em tempos atrás, o estilo escandinavo foi adaptado à nossa realidade – e muito bem por sinal. Mas antes de falar de como isto aconteceu, vamos lembrar do estilo escandinavo original.
Pois bem, ele é bastante confortável e apresenta muitos objetos feitos de uma matéria-prima que ajuda a manter os ambientes aquecidos. Entende agora a dificuldade de reproduzi-lo nos trópicos?


As principais características do estilo escandinavo de decoração
Geralmente, os ambientes escandinavos criados nos nórdicos expõe muitos elementos em madeira – o melhor isolante térmico. Também se faz presente a utilização de itens feitos de outros materiais naturais.
Sendo assim, é bastante comum ver nos projetos de decoração destas casas peças em vime, pele e lã. E os vasos de plantas sempre são usados como acompanhamentos.
O pano de fundo para o estilo escandinavo são superfícies em tons suaves – a não ser que seja uma parede revestida ou feita de tijolinho ou de painel de madeira natural.
Isto cai muito bem à decoração de casas em zonas de clima quente, como o Brasil, pois pode ajudar a manter os interiores mais frescos. Contudo, o resto deve ser adaptado.

No Brasil, o um ambiente em estilo escandinavo pode adotar outras linhas. É interessante, neste caso, usar na decoração peças em metal também.
Vasos em cerâmica – mas preferencialmente mais brutos, não esmaltados. Também são bem vindas as cestarias em palha e os crochês para toalhas, cortinas e cachepots. E quanto aos móveis, o melhor é manter a pureza e a simplicidade total.


Algumas estantes para decoração escandinava
Os modelos mais comuns de estantes à venda nas lojas brasileiras são aqueles de linhas retas e cores neutras, sem ornamentos.
Muitos são feitos em MDF, mas também existem as belas peças em madeira natural, sem acabamento, que combinam não só com o estilo escandinavo, mas com outros modernos. Suas características clean e minimalistas são perfeitas, combinando com soluções para vários tipos de ambientes.
As estantes mais baixas podem servir aos banheiros, quartos infantis e salas pequenas. Já as maiores para quartos de adultos, escritórios, cozinhas e salas mais amplas.
Inclusive estantes bem altas, feitas sob medida são as ideais para preencher melhor grandes áreas de ambientes de pé-direito duplo. Use-as para colocar roupas dobradas, expor brinquedos e utensílios, ou organizar produtos de limpeza e itens de papelaria.


Gostou da decoração escandinava? Porque não experimenta em sua casa? O resultado pode ser incrível!
Essas dicas de decoração escandinava foram criadas pela equipe Viva Decora.