Lar

Comprar um apartamento na planta é a melhor alternativa para você?

Comprar um apartamento na planta pode ser uma ótima alternativa para quem busca um imóvel novo, moderno e com flexibilidade nas condições de pagamento, desde que tenha tempo para aguardar sua construção.

De acordo com o Sinduscon, imóveis na planta costumam ser mais modernos que imóveis prontos e, por isso, valorizam em torno de 20% a 50%. Além disso, a construção recente ajuda a garantir um condomínio mais barato com baixo custo de manutenção.

Vantagens de comprar apartamento na planta

A seguir, vamos responder às principais dúvidas e oferecer dicas valiosas para que você possa comprar seu imóvel na planta sem enrolação. Confira!

Vale a pena investir em imóveis na planta?

A resposta é sim. 

Isso porque comprar um apartamento na planta permite negociar um preço mais baixo, pois o comprador está adquirindo o imóvel em estágio inicial de construção, quando o preço é geralmente menor do que o preço de mercado.

Além disso, os imóveis na planta podem ser financiados, para dividir o valor em parcelas mais acessíveis, e o fluxo de pagamento geralmente é mais longo, o que pode ser uma vantagem para quem não tem todo o dinheiro disponível de uma só vez.

Leia também: O que precisa para comprar um apartamento na planta em São Paulo?

No momento da entrada, é possível negociar um valor mais baixo, dependendo da renda dos envolvidos. Já na hora de financiar o apartamento, algumas instituições financeiras oferecem facilidade de crédito para compras de imóveis na planta.

Mas até agora citamos apenas as vantagens financeiras. 

Ao comprar um apartamento na planta, você também tem tempo hábil para personalizá-lo de acordo com suas necessidades e preferências, o que é uma vantagem para quem busca um imóvel único e adaptado às suas necessidades.

Conheça os imóveis disponíveis no nosso site!

É melhor comprar apartamento na planta ou pronto?

Não existe uma resposta única para esta pergunta, pois a melhor escolha dependerá das necessidades e prioridades de cada pessoa. Aqui estão algumas coisas a considerar ao decidir se é melhor comprar um apartamento na planta ou pronto:

Preço do apartamento 

Em geral, imóveis na planta são vendidos a preços mais baixos do que imóveis prontos. No entanto, é importante negociar apenas com construtoras 100% confiáveis, para evitar o risco de o preço do imóvel aumentar antes da conclusão da construção.

Tempo para a mudança

Comprar um imóvel na planta requer paciência, pois a construção pode levar alguns meses ou até anos para ser concluída. Já a compra de um imóvel pronto permite a mudança imediata. Nesse caso, depende apenas das suas condições de aguardar.

Muito mais flexibilidades

Comprar um apartamento na planta geralmente permite mais flexibilidade nas condições de pagamento e na personalização. Isso porque quando você compra um imóvel pronto, geralmente há menos possibilidades de alterações relevantes.

Por que comprar apartamento na planta é mais barato?

Todos sabemos que comprar um apartamento na planta costuma ser mais barato do que comprar um apartamento pronto. Mas quais são as razões?

Comprar apartamento na planta é mais barato

O primeiro ponto é que as construtoras geralmente vendem imóveis na planta a preços mais baixos do que imóveis prontos para atrair compradores e financiar a construção. É uma estratégia que permite ganhos mútuos e acelera as obras.

Leia também: Veja quais são e como funciona cada etapa de obra de um empreendimento Tecnisa

Além disso, é possível conseguir taxas de juros mais baixas, por incentivos bancários à compra de apartamentos na planta, descontos da construtora, subsídios e prazos mais longos de pagamento.

O fato de que o imóvel nunca foi utilizado também influencia, afinal, ao comprar um apartamento na planta, você conquista um imóvel que está nas melhores condições possíveis e, consequentemente, mais barato.

Comprar apartamento na planta é seguro?

Sim. Isso se deve ao patrimônio de afetação, um regime jurídico que tem como objetivo proteger os compradores de imóveis em caso de falência da construtora ou incorporadora responsável pelo projeto. 

Nesse regime, o empreendimento é tratado como uma pessoa jurídica autônoma, com CNPJ próprio, contabilidade e finanças separadas do patrimônio da construtora. Dessa forma, se a construtora responsável pelo projeto entrar em falência, as finanças e a obra do empreendimento não serão afetadas. 

Dessa forma, os recursos financeiros e patrimoniais do empreendimento estarão protegidos e poderão ser utilizados exclusivamente para a conclusão da obra.

Leia também: Entenda como funciona o Patrimônio de Afetação

Além disso, o patrimônio de afetação também impõe uma série de regras e obrigações para a construtora ou incorporadora, como a necessidade de abrir uma conta bancária específica para cada empreendimento, de manter um livro contábil próprio e de informar periodicamente o andamento da obra aos compradores.

Essas medidas garantem mais transparência e segurança aos compradores, que podem ter a certeza de que seus recursos financeiros serão utilizados exclusivamente para a conclusão da obra e que, em caso de falência da construtora, poderão contar com outras empresas para finalizar o empreendimento.

A Tecnisa tem o imóvel perfeito para você!

Se é apartamento na planta que você procura, nós da Tecnisa certamente podemos te ajudar, basta escolher o bairro onde você deseja morar e encontrar o imóvel que mais combina com a sua família. Quer umas dicas para começar?

Se sua preferência é pela Zona Oeste de São Paulo, você precisa conhecer o Highlights Pinheiros, um condomínio que oferece todo o conforto e comodidade aos moradores, além de estar localizado em um dos bairros com IDH mais alto da cidade.

Agora, se você se imagina morando na Zona Sul de São Paulo, uma boa pedida é o Highlights Campo Belo, que oferece opções de plantas com sala ampliada, garantindo mais espaço e conforto à sua família.

Converse com nossos consultores para saber mais sobre os imóveis disponíveis e saiba como comprar um apartamento na planta com as melhores condições do mercado!

Fale com a Tecnisa