Casa de Férias

Administrar uma casa em
temporada de férias é tarefa que pode ser simplificada com algumas dicas bem práticas. A primeira delas é organizar-se com antecedência. Deixar tudo para a hora de arrumar as malas é estressante e pouco eficaz. Comece fazendo uma lista dos itens mais preocupantes. O que fazer seu bichinho de estimação, por exemplo? Pelo menos 15 dias antes de sua viagem, combine com a pessoa que irá alimentá-lo durante sua ausência ou agilize o serviço de hotelzinho que mais atenda às suas necessidades. Plantas costumam ser outra preocupação. Se você não tem quem as regue por você – e sua viagem tem duração de, no máximo, uma semana –, uma dica salvadora é usar garrafas pet como “regadores” temporários. Funciona assim: você enche uma garrafa com água e a coloca, com a boca para baixo, ligeiramente enterrada na terra dos vasos. A água é liberada de acordo com a necessidade de cada planta.
Não se esqueça ainda de combinar horários e dias em que a faxineira irá na sua casa durante as férias. Se você mora em prédio, peça para o zelador guardar sua correspondência – evitando acúmulos desnecessários à sua porta – e suspenda temporariamente a entrega do jornal, caso você mantenha uma assinatura.
Alguma luz acesa em casa sempre ajuda a evitar aquela “bandeira” sobre a sua ausência – escolha uma lâmpada econômica para essa missão. Antes de viajar, aproveite para deixar na lavanderia edredons e cortinas para que estejam limpinhos e prontos para uso na sua volta. No mais, curta o período de ócio sem medo de ser feliz. Voltar pra casa com saudades, afinal, também é parte do pacote de férias.