Senior friendly na prática: os principais equipamentos no condomínio
Conforme publicado anteriormente no Blog Tecnisa, a partir do segundo semestre todos os empreendimentos da empresa passarão a seguir o conceito senior friendly, ou seja, adaptados às necessidades do público acima de 60 anos – para saber mais a respeito, clique aqui
Para determinar quais os equipamentos que devem ser instalados nos novos condomínios, a Tecnisa reuniu um grupo de profissionais experientes no assunto, que utilizaram como base do projeto um dos edifícios da empresa – o Well-Pompéia, na Zona Oeste. Após os estudos, as principais alterações nos novos condomínios foram as seguintes: Banheiros – Os arquitetos do Personal Tecnisa se qualificaram para instruir os clientes interessados em adaptar seus banheiros para terceira idade. Os Banheiros poderão receber alguns itens que facilitarão o dia-a-dia do idoso, como: Porta com trinco sobre a maçaneta do tipo alavanca para facilitar o apoio, e a Pia com lavatório de semi-encaixe que permite maior aproximação. Bacia com altura de 0,44 metros e acionamento da descarga com altura máxima de 1 metro e barras de apoio. Já o Box poderá contar com baguete chanfrado em rampa para facilitar a entrada e saída, banco basculante com cantos arredondados, barras de apoio vertical e em “L” e metais mono-comando.
Portas e entradas - Um dos pontos mais importantes dos projetos está ligado à acessibilidade. Por isso, a Tecnisa dedicou atenção especial para este item, incluindo interruptores serão instalados entre 0,80m e 1,00m, e tomadas entre 0,40m e 1,15m, alturas mais adequadas para a utilização e manuseio pelo público. Já as maçanetas serão do tipo alavanca para abertura com apenas um movimento e ficarão a 1,00m de altura. Além disso, a fechadura será sobre a maçaneta, de forma que proporcione maior apoio e facilite a acessibilidade.

