Inovação

Pesquisa da USP propõe medidas simples contra emissão de poeira na obra

Lavagem dos pneus dos caminhões, reaproveitamento de partes da edificação em reformas, umedecimento da terra no terreno da obra e diminuição da altura de lançamento da terra para as caçambas – estas são algumas das ações sugeridas em pesquisa pelo engenheiro Fernando Resende, da Escola Politécnica (Poli) da USP, para a diminuição da poluição do ar em construções ou reformas de edifícios. O objetivo do trabalho foi propor medidas de baixo custo e execução simples que podem ser aplicadas nos projetos construtivos e no dia-a-dia dos canteiros para reduzir o efeito do poluente no meio ambiente. O material particulado emitido nos canteiros é composto por diversos materiais, que variam conforme a fase da obra: movimentação de terra, demolição e serviços de desgaste mecânico. "Movimentação de terra e processos de quebra, corte e perfuração são grandes fontes potenciais geradoras de poluição", conta o engenheiro. "Ao mesmo tempo, o armazenamento inadequado de entulho e areia e outros materiais em pó, expostos ao vento e às chuvas, e o transporte impróprio desses materiais também contribuem para a difusão das partículas nas proximidades dos canteiros". O material particulado pode chegar ao sistema respiratório e agravar doenças respiratórias e cardíacas, especialmente em crianças, idosos e pessoas com predisposição a esses tipos de doença. Os danos também podem se estender ao meio ambiente. “O reaproveitamento de partes das edificações ou reforma destas, como alternativa à demolição total, diminuiria o nível de emissões, por exemplo", ressalta o engenheiro. "Durante a obra, a produção e aplicação de concretos e argamassas gera muita poeira, o que poderia ser atenuado com a adoção de materiais pré-fabricados". Para o controle no período da construção, Resende sugere que a terra que é movimentada nos canteiros seja sempre umedecida. “Se o terreno possui vegetação, ela deve ser removida gradativamente, para evitar que a terra fique exposta à ação dos ventos”, relata. Outras providências devem ser adotadas no transporte. "O lançamento de terra da retroescavadeira para as caçambas dos caminhões de uma altura menor reduziria a quantidade de poeira que é dissipada no ambiente". A lavagem dos pneus dos caminhões antes de saírem dos canteiros evitaria que os veículos espalhassem lama pelas ruas, que ao secar pode seria levada à atmosfera pelos ventos. "Nas demolições, o uso de barreiras físicas e a aspersão de água podem reduzir o espalhamento da poeira", acrescenta o engenheiro. "Quanto às operações de corte e desbaste, elas podem adotar máquinas que utilizem água durante o funcionamento". A pesquisa de Resende foi desenvolvida para sua dissertação de mestrado e recebeu Menção Honrosa no Prêmio Holcim-Antac de Excelência em Construção Sustentável 2006/2008. (Informações da Agência USP de Notícias).