Eficiência Energética em Empreendimentos TECNISA
Em novembro de 2010 a Eletrobrás e o INMETRO lançaram o programa nacional de conservação de Energia “PROCEL”, voltado à avaliação de edificações residenciais autônomas e multifamiliares.
O programa visa avaliar o nível de eficiência energética das edificações que variam de “A” a “E”, sendo o resultado expresso por uma etiqueta, que avalia a envoltória no inverno, envoltório no verão e sistemas de aquecimento de água.
Os critérios estão diretamente relacionados com o conforto térmico dos usuários e racionalização do consumo de energia no edifício.
A TECNISA, tendo em vista sua vocação em oferecer a seus clientes produtos com excelência em qualidade, através do Departamento de Desenvolvimento Tecnológico (DDT), foi também pioneira neste processo e etiquetou o primeiro edifício do estado de São Paulo e um dos primeiros no Brasil. Trata-se de um empreendimento do segmento popular, localizado no município do Guarulhos, o “Flex Guarulhos”.
O empreendimento recebeu na avaliação do INMETRO nível B. Com este nível a expectativa de redução dos custos do condomínio será da ordem de R$ 370,00/ano por apartamento.
Otávio Panzarini
Arquiteto de Desenvolvimento Tecnológico.