Painel para TV: conheça os modelos que vão valorizar a decoração de sua casa
E por causa desta última questão apontada é que muitos arquitetos e designers têm se dedicado tanto a pensar em um novo centro de interesse para este ambiente. Por isso, o painel para TV acabou muitas vezes ficando como o protagonista dos projetos.
Claro, poderíamos considerar muitos outros objetos como relevantes para as decorações de sala de estar, mas nada que se compare aos painéis para TV.

A real utilidade dos painéis para TV
Nas últimas décadas, houve um salto considerável na evolução das tecnologias em comunicação.
Os aparelhos televisores ganharam ainda mais importância na rotina das pessoas e nas ambientações de suas casas. A caixa do aparelho ficou maior, porém mais fina e leve. E, por isso, os designers se viram obrigados a encontrar uma solução para integrar melhor todos os novos equipamentos de mídia às decorações de interiores.
Então, não demorou a surgirem os racks e painéis para TV! Seu uso, inclusive, tornou-se quase que obrigatório em salas de residências.
Ambas as peças são decorativas, úteis e versáteis, consideradas como coringas para ambientações.
Podem valorizar e modernizar ainda mais as propostas. Orientar todo o layout. Destacar a parede principal do ambiente. Compor o estilo do cômodo. E, enfim, mas não menos importante, suportar a TV.

Este é o novo conceito em decoração de ambientes: salas que têm a televisão – e não murais, quadros ou lareira – como protagonista.
Os painéis para TV, no caso, ajudam a preencher grandes áreas vazias de superfície de parede. Também a esconder fiações elétricas e antenas. E sustentar aparelhos de mídia.

Onde e como instalar painéis para TV dentro de casa
Pode-se instalar um painel para TV na sala de estar, porque é onde as pessoas quererão montar o seu home theater. Mas também é válido ter um painel no quarto.
E ainda é uma boa ideia, dependendo do caso, ter painel com televisão na cozinha, na varanda, no home office, e até no banheiro. Tudo é uma questão de preferência! Converse com o seu projetista!
O ponto de instalação do painel também vai depender do que foi estabelecido em projeto. É possível ter um painel no centro da parede da sala, acompanhado de rack.
Ou então o painel ir do teto até o chão, com nichos e prateleiras mais ao topo, deixando área de chão liberada para outros móveis - como bancada para o computador. E seu material – mais cor, textura e acabamento – estando de acordo com o restante do ambiente.

Para que o painel para TV fique em harmonia com o todo decorado, algumas questões precisam ser levadas em consideração.
Para começar, este móvel não pode ficar nem muito grande e nem muito pequeno em relação às proporções da parede onde for ser instalado. Não pode, por exemplo, sobrar parede em volta. Deixe uma borda de não mais do que 70 cm de cada lado para a peça não perder destaque.

Outra coisa é a relação do seu tamanho com a medida da TV. O painel tem que ser no mínimo 15 cm maior que as dimensões do aparelho. E se a parede de sua sala for muito grande, não é preciso cobrir tudo com painel, não se preocupe.
Uma solução seria revestir a superfície de fundo com uma tinta em cor mais intensa ou com um papel de parede.

Modelos diferentes de painel encontrados no mercado
Atualmente, podem-se encontrar vários modelos diferentes de painel para TV a venda nas lojas. Peças pequenas e grandes, acompanhadas ou não de rack, coloridas, sóbrias, com relevos, texturas e mais.
Alguns são até mais inovadores, com revestimento 3D, tipo capitonê ou em pedras naturais - um luxo só! Mas, certamente, os modelos clássicos - aqueles revestidos em madeira - são os que estão mais em alta!

Por falar nisso, painéis em madeira são bem comuns – sobretudo os fabricados em MDF ou MDP. Isso porque este material é mais resistente, duradouro e barato. Pode combinar com decorações tanto rústicas quanto modernas. E quem tiver preocupado com os possíveis impactos contra à natureza pode pedir ao fabricante um certificado assegurando a origem legal dessa madeira.

Bônus | Elementos que podem ser acrescidos aos painéis para TV
Muitos modelos de painel para TV vêm lisos, só com o espaço marcado para a instalação do televisor. Alguns são vendidos em conjunto com o rack – em mesma cor ou em cores contrastantes.
E há outros que são vendidos isolados, mas que possuem prateleiras e nichos para os aparelhos de mídia - como se fossem estantes. Nesse caso, podem ter também iluminação embutida, destacando objetos decorativos.


Se você está em dúvida em qual modelo de painel para TV escolher para casa, use as imagens deste texto como fonte de inspiração!
Lembre-se de que a peça tem que combinar com o estilo do cômodo. A atenção do observador pode ser atraída para o painel, mas o painel não deve se sobressair em relação ao todo.
E seu visual tem que contribuir para deixar o ambiente mais bonito e funcional. Já escolheu seu modelo de painel para TV? Então, comece agora mesmo seu projeto!
Essas dicas de diferentes modelos de painel de TV foram criadas pela equipe Viva Decora.