Investir em imóveis para alugar é um bom negócio? Veja 8 benefícios
O trabalho remoto fez muitas pessoas se deslocarem das grandes cidades, durante a pandemia, para regiões mais tranquilas. Com a retomada da economia e as empresas voltando às atividades presenciais, o movimento contrário volta a ganhar força e as capitais atraem novos (e antigos) moradores.
Por isso, esse pode ser o melhor momento para investir em imóveis para alugar. Confira algumas dicas!
Aqui você encontra:
1. Expectativa de valorização
Existem muitos fatores que podem influenciar na valorização de um imóvel, que independem do mercado imobiliário, como o desenvolvimento do bairro em que ele está localizado, por exemplo.
Não dá pra prever a porcentagem que imóvel vai valorizar e nem em quanto tempo, mas percebemos com base nos últimos anos que o mercado imobiliário está cada vez mais aquecido e isso influencia diretamente na valorização dos imóveis.
Leia também: Saiba tudo sobre investimento imobiliário antes de começar!
2. Studios são ótimas opções para começar
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil sofre um déficit habitacional, com a falta de 7,7 milhões de residências. Conforme a população aumenta, cresce também a procura por novos imóveis para alugar, movimentando o mercado imobiliário.
Atualmente, a grande procura é por apartamentos menores, conhecidos como studios, que costumam ser utilizados por jovens que querem morar sozinhos, profissionais que se deslocam da cidade natal a trabalho ou pessoas que querem tentar um estilo de vida mais minimalista (e prático).
Uma das grandes vantagens de investir em studios é que eles possuem um custo mais baixo do que apartamentos de metragem mais ampla, mas nada deixam a desejar na infraestrutura oferecida aos inquilinos. Muitos possuem lavanderia, opções de lazer e até coworking.
A Tecnisa tem várias opções de studios para você investir.
Se você tem um bom dinheiro guardado e pretende investir em imóveis para alugar, pode avaliar se vale a pena um aluguel mais caro ou vários mais baratos, somando renda. Ou seja, comprar um único imóvel ou utilizar o mesmo valor para comprar duas ou três unidades de studios, por exemplo.
Leia também: Studio em SP: Investir nesse tipo de imóvel é a melhor opção?
Aqui, vale avaliar o perfil de moradores com base na região do imóvel também. Em alguns casos, alugar um studio perto de áreas comerciais é mais fácil do que imóveis convencionais, com dois ou três quartos para famílias maiores.
3. Rendimento a longo prazo
Muitas pessoas dizem que investir em imóveis para alugar é ter um bem “que se paga sozinho”. Isso significa que você pode dar uma entrada e utilizar o valor do aluguel para pagar o financiamento, sem necessidade de tirar o valor do seu bolso.
Dependendo do valor do aluguel, é possível pagar mais de uma parcela de uma vez, amortizando a dívida para diminuir o tempo de financiamento e reduzir os juros.
4. Comprar na planta
Se você não tem um bom valor para dar de entrada ou não está com pressa para alugar o imóvel, comprar na planta pode ser a melhor escolha. Isso porque quanto antes você comprar um imóvel, maior será a margem de lucro no futuro.
Leia também: Comprar um apartamento na planta é a melhor alternativa para você?
A Tecnisa possui vários imóveis com preço fixo durante o período de obras, o que facilita ainda mais o controle do orçamento enquanto o imóvel não fica pronto.
5. Facilidade de revenda
Ainda pensando nos apartamentos mais compactos, eles possuem maior procura para quem deseja adquirir o primeiro imóvel, por isso são mais fáceis de revender. Ao comprar um imóvel na planta, a valorização na hora da revenda é ainda maior.
Essa é uma boa estratégia para adquirir um novo imóvel, inclusive. Você pode investir em algo maior ou melhor localizado no imóvel seguinte, valorizando seu patrimônio e, consequentemente, aumentando a renda mensal com um aluguel mais caro, compatível com o imóvel da vez.
Leia também: Planejamento financeiro: como se preparar para comprar um apartamento?
Inclusive, a legislação diz que quem vende um imóvel residencial tem isenção de Imposto de Renda se usar todo o valor da venda na aquisição de outro imóvel residencial em até 180 dias.
6. Inquilinos esporádicos
Quando você se torna proprietário do imóvel e decide alugar, é possível avaliar qual é a modalidade de aluguel mais vantajosa para você. Os fatores que devem ser levados em conta são: tempo gasto com administração do imóvel, manutenção e outras questões burocráticas versus retorno financeiro.
Se você tem tempo livre para receber pessoas, acompanhar calendário de locações de curto prazo e deixar tudo organizado, pode ser que valha a pena colocar o imóvel decorado em plataformas de aluguel para quem viaja a turismo ou trabalho e fica na cidade por pouco tempo.
Há cobrança de taxa para utilizar o serviço, mas muitas pessoas alegam que o rendimento vale a pena. Lembre-se que, nessa modalidade, você precisa investir em móveis e utensílios para deixar a casa pronta para uso dos “hóspedes”.
Importante: alguns condomínios estão restringindo hospedagens muito curtas, como 1 ou 2 dias, devido à rotatividade de pessoas não moradoras dentro do condomínio. Se você pretende utilizar esse recurso como fonte de renda, vale a pena conversar com o síndico para entender as regras.
7. Inquilinos fixos
Se você não tem tempo para organizar todo esse fluxo de manutenção e pessoas ou prefere ter um valor mensal fixo garantido, o aluguel convencional pode ser a melhor opção para rentabilizar o seu investimento. Os contratos variam de 24 a 30 meses, com reajuste anual com base no IPCA ou IGPM.
Leia também: Quais são os melhores tipos de imóveis para investir?
Dependendo da região e objetivo de mudança do locatário, o contrato pode ser ainda mais vantajoso para o proprietário, como é o caso de imóveis em regiões estudantis, alugados para quem vai cursar universidade ou fazer algum tipo de especialização, como residência médica, por exemplo.
O período de curso é extenso e estar bem localizado faz toda a diferença para que o estudante ganhe tempo de locomoção para se dedicar aos estudos ou trabalho. Há cursos de 4 a 6 anos. Já pensou que bom seria ter renda garantida por todo esse período?
Bônus: há quem opte por locar com contratos de médio/longo prazo e aproveite os períodos sem inquilinos para alugar por curtos períodos em plataformas de hospedagem.
8. Diversificação de renda
Outra vantagem de investir em imóveis para alugar é fazer o seu dinheiro trabalhar para você, sem a interferência de grandes oscilações da economia, como os casos que afetam a bolsa de valores e outros tipos de investimentos em bancos e corretoras.
Diversificar os investimentos é a dica de ouro de todo especialista no assunto. Assim, você não corre o risco de perder todo patrimônio em casos de crise, por exemplo.
Depois de todas essas dicas, você já sabe que investir em imóveis pra alugar é um bom negócio. Lembre-se de avaliar metragem, localização e estágio de obra para avaliar qual opção se encaixa melhor nos seus planos a longo prazo.
Confira uma seleção de imóveis para você investir em aluguel. E para mais informações sobre os empreendimentos Tecnisa, entre em contato com nossos consultores!