Plantas no apartamento: 5 opções incríveis e seus benefícios
O ser humano começou a plantar há mais de 12 mil anos. De lá para cá, acumulou experiência e passou a ter uma relação com o mundo vegetal que vai muito além da alimentação. O que inicialmente era apenas uma fonte de sobrevivência, agora também significa saúde e beleza.
Hoje sabemos que estar rodeado de natureza é um grande privilégio, com benefícios para a saúde física e mental de toda a família. Imagine abrir a janela ao acordar pela manhã e ver uma paisagem deslumbrante, repleta de verde e vida. É o sonho de quem vive na cidade e uma realidade para os moradores do Jardim das Perdizes.
E se ver a paisagem natural já é tão benéfico, cuidar de plantinhas é ainda mais vantajoso. Então, que tal conhecer todas as vantagens de contar com plantas no apartamento e conhecer as 5 ótimas opções que separamos para você?

Principais benefícios de ter plantas no apartamento
Plantar saúde é mais possível do que você imaginava. Isso porque inúmeros estudos comprovam os benefícios físicos, psicológicos e sociais de quem dedica algum tempo para cuidar de plantas.
Abraçar a jardinagem e a horticultura é uma forma de combater a ansiedade, a tensão, o estresse e a depressão, além de trazer mais satisfação, concentração, foco, qualidade de vida e bem-estar. Dessa forma, manter plantas no apartamento é uma maneira excelente de ter esses benefícios diariamente.
Leia também: Bem-estar: você conhece o conceito wellness?
Um exemplo disto é o estudo conduzido pela Sociedade Americana de Ciências da Horticultura com recém-operados. Nele, foram medidos os impactos terapêuticos de ter a companhia de plantas no quarto. A conclusão é que elas têm a capacidade de reduzir a pressão arterial e regular a frequência cardíaca, além de reduzir a dor.
Mas não para por aí. Para quem trabalha com computador, fazer pequenas pausas olhando para um belo vasinho de planta pode ser uma ótima forma de aliviar a tensão ocular.
Como decorar o apartamento com plantas?
As plantas no apartamento também decoram ambientes e, naturalmente, trazem alegria, tranquilidade e aconchego ao lar, uma recompensa para quem dedica tempo cuidando delas. Se você procura inspiração para decoração com plantas, temos algumas sugestões.
- Terrários, ou mini jardins, que podem ser autossuficientes em termos de rega, como é o caso dos terrários fechados;
- Vasos no chão, que preenchem os cantos estratégicos;
- Plantas penduradas em suportes de tecido, cordas artesanais (como macramê) ou mesmo em uma bandeja flutuante;
- Plantas fixadas na parede, em quadros vivos ou em jardins verticais, usando grades próprias para esta finalidade, estrados de madeira ou pallets;
- Plantas em cachepôs, aqueles recipientes belíssimos usados para esconder vasos simples de plástico;
- Pequenos vasos em uma mesa de canto, prateleira, rack ou estante;
Por onde começar?
Para escolher as opções ideais para o seu espaço, você precisa considerar alguns detalhes sobre o local onde deseja colocá-las. Dessa forma, o primeiro passo é observar aspectos como luz solar e ventilação antes de incluir as plantas no apartamento.
Manutenção
- É interessante utilizar fertilizante para repor os nutrientes necessários para a planta, principalmente em vasos, pois assim, eles são consumidos mais rápido, devido ao fato de estarem com um espaço restrito.
- Em casa, é preciso ter cuidado com os pets, porque existem espécies que são tóxicas e podem até ser fatais para os peludinhos.
- É necessário pesquisar cuidadosamente a frequência de rega adequada para cada tipo de planta, sempre garantindo que a água entrará em contato com a raiz.
Leia também: Confira 9 tipos de animais de estimação para apartamento e seus cuidados
Dica: Use inseticida natural
As plantas no apartamento não estão livres de pragas. Para combatê-las, você pode recorrer a produtos prontos ou fazer um inseticida natural. Essa é uma receita segura para eliminar as principais pragas e pode ser armazenada na geladeira por até um mês.
Ingredientes:
- 1 cabeça grande de alho
- 1 pimentão verde
- 1 litro de água
- 1/2 xícara de detergente
Como fazer:
- Descasque o alho e bata no liquidificador com o pimentão e a água. Deixe a mistura repousando de um dia para o outro. Depois, coe o líquido e misture-o com o detergente. Para usar o inseticida, use uma garrafa de spray e borrife nas plantas semanalmente, até que as pragas desapareçam.
5 dicas de plantas para apartamento
Suculentas

O nome já é um spoiler: suculentas são plantas com folhas, caules, tronco e até mesmo raízes mais gordinhas, por causa do acúmulo de água. Como são nativas de regiões mais secas, precisam reservar água para os períodos de estiagem.
Existem mais de 6 mil tipos de suculentas, incluindo opções:
- Coloridas
- Com flores
- Pendentes
- Miniaturizadas (alegram a mesa do home office!)
- Que crescem para cima
E o melhor: se o espaço disponível para as suas plantas no apartamento não recebe luz diretamente, você ainda pode ter suculentas – basta escolher as mais resistentes. Confira a seguir algumas sugestões:
- Arbusto elefante: parece um lindo bonsai;
- Colar de rubi: vive bem na sombra, mas fica com tonalidades mais vivas de púrpura se receber sol;
- Echeveria Pintada: tem folhas côncavas e com belos desenhos em vermelho;
- Colar de pérolas: é do tipo pendente, repleta de pequenas bolinhas verdes que lembram pérolas. No inverno, flores brancas desabrocham, deixando a planta ainda mais bonita;
- Jade: é fácil de cuidar e se dá bem tanto em ambientes internos como externos. Se ficar bastante tempo no sol, as folhas ganham tons vermelhos.
Como cuidar de suculentas
Justamente por armazenarem água, as suculentas precisam de pouca rega. No verão, regue uma vez por semana, e no inverno, uma ou duas vezes por mês. Na dúvida, regue apenas se a terra estiver completamente seca e nunca molhe as folhas, pois elas podem apodrecer.
Costela de Adão

O formato das folhas lembra a costela humana, daí o nome. Esta planta, que está na moda, tem um verde exuberante e é muito decorativa – o que explica sua presença em estamparia de roupas, móveis, papel de parede e almofadas.
Leia também: Conheça o boho-chic, tendência dos móveis ao vestuário
E essa versatilidade se deve ao fato de ela não ser apenas bonita, mas também fácil de cuidar. Por isso, é uma ótima opção para quem está em busca de plantas para apartamento, já que ela vive muito bem em um vaso.
Um ponto muito importante: ela é tóxica para cães e gatos. Portanto, se você tiver pets em casa, escolha outras plantinhas.
Como cuidar da costela de Adão
Se você viaja muito, a Costela de Adão é ideal para o seu lar. Ela deve ser colocada em um espaço com luz indireta ou meia sombra, afinal, apesar de gostar de luz, o sol intenso deixa suas folhas amarelas e esburacadas, o que afeta o crescimento e a durabilidade.
Para que a sua Costela de Adão tenha uma vida longa, troque-a de vaso anualmente, renovando a terra e a drenagem.
Quanto à rega, duas vezes por semana é suficiente. Aproveite o momento da rega para passar um pano sobre as folhas, mantendo-as brilhantes e viçosas. Se estiver muito calor, você pode borrifar água nas folhas e ramos – ela vai adorar.
Violetas

É uma das plantas mais populares nos lares brasileiros. E é fácil entender esse sucesso, já que é possível ter suas flores embelezando a casa o ano todo.
A violeta é uma planta pequena e com flores que variam entre as cores roxa, lilás, rosa, azul, branco e bicolor. Esse alegre colorido permite muitas possibilidades de locais para elas, tornando-as excelentes plantas para apartamento.
Como cuidar de violetas
Em primeiro lugar, evite o sol direto, mas deixe a sua violeta em um local com luz natural indireta e abundante. Se as folhas ficarem claras e esbranquiçadas, estão recebendo luz demais. Por outro lado, se ficarem escuras e finas com hastes alongadas, estão recebendo pouca luz. Dica: gire o vaso diariamente para que a violeta receba luz em todos os lados.
Em segundo lugar, não regue demais – o ideal é manter a terra úmida, sem encharcar. Ao regar, afaste as folhas e jamais molhe-as, porque elas apodrecem. Para que ela floresça o ano todo, basta mantê-la nutrida com adubo próprio, especialmente o NPK (Nitrogênio, Fósforo e Potássio).
Leia também: A importância de morar em um empreendimento que promova saúde e bem-estar
Samambaia

Há quem diga que a samambaia é tão antiga neste planeta quanto os dinossauros. Essa velha sobrevivente foi se adaptando ao longo do tempo para se perpetuar e chegar até os dias de hoje, quando garantiu seu lugar de destaque nas residências brasileiras.
Além de decorar, essa é uma das plantas para apartamento que trazem outros benefícios, como manter a umidade do ambiente e remover alguns poluentes do ar.
Leia também; Qualidade de vida em São Paulo: saiba como desfrutar de uma vida equilibrada
Se você deseja um jardim vertical ou quer fazer sua própria urban jungle não pode faltar a samambaia. São mais de 12 mil tipos de espécies catalogadas, sendo mais de mil delas no Brasil. Elas diferem principalmente na coloração e no formato dos galhos e folhas, sendo que as mais comuns são as seguintes:
- Samambaia americana – a mais famosa de todas
- Asplênio
- Chifre-de-veado
- Avenca
- Samambaia argentina
- Mini-samambaia
- Samambaia azul
- Renda francesa
- Samambaia de metro
- Renda portuguesa
- Samambaia havaiana
- Samambaia Jamaica
Como cuidar da Samambaia
Samambaias são fáceis de cuidar, mas são sensíveis. Perfeitas como plantas para apartamento, gostam muito de luz natural, mas detestam sol e vento fortes. Por isso, embora perto da janela seja um bom local para colocá-la, é importante protegê-la do vento e do frio.
Elas precisam de terra rica em nutrientes, portanto invista em adubos específicos para elas feitos com NPK, os mesmos ingredientes que a violeta precisa. Quanto à rega, é importante manter a terra úmida, sem encharcar. No verão, é suficiente regar dia sim, dia não. Nos dias mais amenos, o intervalo pode ser maior.
Bambu da sorte

O bambu da sorte é uma das plantas para apartamentos mais fáceis de cuidar e têm o poder de deixá-lo muito mais charmoso.
Diz a tradição oriental do Feng Shui que ele traz sorte para quem o recebe de presente, portanto, fica a dica para quem tem um amigo de mudança, prestes a se casar, esperando um filho ou uma promoção. Para quem quer um quarto com plantas, o bambu da sorte é uma linda opção.
Uma curiosidade sobre o bambu da sorte é que ele muda o visual quando moldado, ganhando a forma de espiral, coração, torre ou trançado, o mais famoso. Essa versatilidade se estende ao local de cultivo, que pode ser em vaso ou na água, inclusive em aquários.
Mas lembre-se: no caso de aquário, é preciso trocar a água com mais frequência, então só escolha esse lugar se estiver com disposição para se dedicar.
Você pode comprar o bambu já torcido ou moldá-lo conforme a sua vontade. Se você chegou neste post buscando “bambu da sorte como enrolar”, confira o passo a passo a seguir:
Como enrolar bambu da sorte
Use uma planta jovem, com brotos ainda verdes. Se a planta for mais velha, dificilmente vai segurar a forma desejada. Adquira arame espiralado ou enrole você mesmo um arame convencional.
Fixe uma parte reta do arame no caule, antes do ponto de torção desejado. Use o arame para dar a forma que você quer. Você pode criar uma espiral, trançar os caules ou fazer o que mais a sua imaginação criar. Não se esqueça de prender o arame com fitas ou cordas, mas sem machucar o caule – é só não apertar demais.
Deixe a ponta do bambu solta para que ele cresça livremente. Conforme ele se desenvolve, você vai precisar remover ou reposicionar o arame, criando outras curvas ou elos entre os caules, por exemplo. Só remova o arame quando o caule estiver duro e firme para manter a forma.
Como cuidar do bambu da sorte
O bambu da sorte vive muito bem em áreas internas. Como ele prefere sombra e uma leve claridade, se dá bem em qualquer cômodo que consiga oferecer luz indireta.
Para os bambus cultivados na terra, a rega pode ser feita a cada dois dias. Se possível, use água filtrada, mineral, destilada ou de chuva, que têm menos sais e elementos químicos que a água encanada.
Para os bambus cultivados na água, é necessário manter a raiz totalmente submersa e trocar o líquido quinzenalmente. Assim como na terra, a água da torneira não é a melhor opção, então evite-a.
Gostou das nossas dicas de plantas para apartamento? Então assine nossa newsletter para receber as melhores dicas de decoração e estilo de vida!