A importância da localização na valorização do imóvel
Nas diferentes modalidades de investimentos existem poucas opções que conciliam a segurança da valorização do imóvel com a promessa de uma melhora significativa na qualidade de vida como o mercado imobiliário o faz.
Para o investidor de imóveis bem informado, é fundamental compreender que um bom investimento está relacionado aos diferenciais, a conveniência e a localização que este oferece. Eles são os elementos-chave que não só garantem o valor de um imóvel, mas também transformam um bairro num local muito procurado para viver.
Fique neste artigo para entender mais a fundo como o mercado imobiliário reflete não apenas a valorização financeira,
mas também a valorização da comunidade local e comercial como um todo.
A valorização do imóvel aliada à qualidade de vida
Nos últimos anos, temos assistido a uma mudança de paradigma nas mentes dos compradores e investidores imobiliários.
Mais do que nunca, as pessoas priorizam não apenas o tamanho e o conforto da propriedade a ser escolhida, mas também todo o ambiente ao seu redor e demais facilidades para o dia a dia.
Questões como as listadas abaixo tornaram-se fatores decisivos na escolha de um local para viver ou investir:
- Infraestrutura da construção;
- Disponibilidade de serviços próximos;
- Espaços verdes e oportunidades recreativas;
- Espaços para a prática de esportes variados;
- Sentimento de pertencimento a uma comunidade.
Esta mudança reflete uma compreensão mais profunda de que a qualidade de vida vai além da metragem quadrada de uma propriedade. É sobre o seu ambiente, os serviços disponíveis e o seu senso de comunidade.
As pesquisas sempre mostram que áreas bem planejadas e com infraestrutura de qualidade não só melhoram o bem-estar dos moradores, mas contribuem significativamente para a valorização dos imóveis ali localizados. No início de 2024, dados da pesquisa Viver em São Paulo: Qualidade de Vida 2024, mostrou que “60% dos moradores de São Paulo dizem que sairiam da cidade, se pudessem”.
Jardim das Perdizes: um exemplo de valorização do imóvel
Um exemplo notável deste conceito é o Jardim das Perdizes, um empreendimento que materializa a integração harmoniosa entre qualidade de vida e investimento imobiliário.
Localizado em uma das regiões mais privilegiadas de São Paulo, o Jardim das Perdizes oferece uma impressionante gama de comodidades e infraestrutura que elevam a experiência de seus moradores. Também em razão disso, a TECNISA, responsável pelo projeto, foi premiada por suas soluções urbanísticas no bairro, destacando os benefícios de morar dentro de um parque.
Além disso, o Jardim das Perdizes se destaca pela abordagem inovadora e sustentável aliada ao desenvolvimento urbano. Com foco no uso eficiente de recursos e na criação de espaços que promovam o convívio social e a saúde mental, o empreendimento ilustra como a valorização do imóvel pode andar de mãos dadas com a promoção da qualidade de vida.
A importância da avaliação imobiliária
Para os investidores, representa um aumento no valor do ativo, proporcionando potencialmente retornos financeiros significativos a longo prazo. Além disso, a propriedade imobiliária tende a ser menos volátil do que outros tipos de investimentos, oferecendo uma fonte estável de riqueza e segurança financeira.
A valorização do imóvel também pode impulsionar o desenvolvimento econômico de uma área em três passos:
- Atraindo investimentos adicionais;
- Criando empregos;
- Estimulando o crescimento empresarial.
Ademais, áreas que se valorizam geralmente oferecem melhores serviços e infraestrutura, contribuindo para um ambiente mais próspero para os residentes, como acontece no Jardim das Perdizes.
A propriedade imobiliária é uma das formas mais comuns de construir patrimônio ao longo do tempo, permitindo que os proprietários acumulem riqueza e passem ativos valiosos para as gerações futuras.
Portanto, ao pensar em investir no mercado imobiliário, é fundamental olhar além dos números e considerar o contexto mais amplo. Afinal, a verdadeira valorização de um imóvel vai além do seu valor de revenda: está enraizado na qualidade de vida que oferece aos seus moradores e na contribuição positiva que dá à comunidade como um todo.