Racks modernos: será que esses móveis combinam com decoração de quarto?
Ver um filme na cama pode ser um gostoso meio de entretenimento, e não podemos negar isso. Então, para não prejudicar as boas energias do quarto, bastaria que mantivéssemos o aparelho a uma distância adequada de quem está deitado, em racks modernos e funcionais.
Os especialistas recomendam, nesse caso, respeitar as medidas básicas recomendadas. Eis um exemplo:
- uma pessoa parcialmente sentada na cama, com as pernas esticadas sobre o colchão, a um nível de 65 a 70 cm do chão;
- seus olhos devem ficar a 2,60 de distância da tela da TV, instalada na parede oposta;
- e essa mesma TV deve ser instalada entre 1,20 a 1,40 do chão, ou 50 a 70 cm do colchão.
Então, vamos considerar que você encontrou espaço e deseja instalar mesmo uma televisão dentro do quarto.
Agora o que você precisa decidir é se o aparelho será fixado a um painel - melhor, para aliviar a estrutura da parede atrás; e se essa peça será acompanhada de um rack - isso porque pode interferir na circulação no ambiente.
Leia também: Quarto extra: o que fazer para aproveitar o espaço?
No texto a seguir, veremos algumas ideias de racks modernos, analisando principalmente a sua funcionalidade. Os exemplos vão te convencer que vale a pena ter um móvel assim dentro do quarto. Confira.

#1 Rack baixo
Por tudo que foi dito acima, você já deve ter entendido que, dentro de quartos, as TVs geralmente não ficam sobre racks, por conta da altura a ser respeitada.
Por isso, esse móvel quase sempre é acompanhado de painel, ficando livre para receber outras funções - condizentes com as atividades desempenhadas no local. Por isso, as dimensões e linhas do seu design podem fugir um pouco do padrão que veríamos para os racks modernos de sala de estar.
Leia também: Os segredos da decoração rústica
Então, dito isso, para quarto, uma alternativa são os racks mais baixos, que possam ser encaixados sobre aparadores para exposição de vasos e retratos. Racks baixos em duas alturas também podem ser utilizados como mesinhas de estudo ou mesmo penteadeira, aproveitando melhor a área do quarto - como nos exemplos a seguir.


#2 Rack cômoda
Racks modernos e funcionais podem ser mais altos. Neste caso, é possível usá-los como balcões de portas ou balcões gaveteiros. Pelo local do quarto onde estarão posicionados - frente a cama -, é provável que esses móveis tenham uma menor profundidade que os gaveteiros tradicionais ou trocadores, por exemplo. Mesmo assim, podem ser ótimos locais para guardar roupas íntimas, documentos, equipamentos de mídia, e outros pertences menores.

#3 Rack escrivaninha
Assim como certos racks em duas alturas podem ser adaptados como penteadeira, outros podem virar escrivaninhas. No exemplo a seguir vemos uma possibilidade diferente.
Nesse caso, o conjunto de móveis exibe um rack baixo, complementar; um painel de fundo; e prateleiras em diferentes alturas, presas ao painel, tendo muitas finalidades. Essas mesmas prateleiras podem ser, justamente, a base para uma escrivaninha.

#4 Rack com painel
A dupla rack com painel é essencial em uma decoração de quarto com TV. Mas, diferente do que acontece em composição de salas de estar, esses móveis não devem deter, de imediato, a atenção dos observadores.
Isso quer dizer que essas peças não podem ser o ponto focal principal do cômodo; o protagonismo precisa ser dado ao conjunto cama, cabeceira e mesas laterais. Mas o que isso tudo quer dizer?
Leia também: Dicas de iluminação: Tipos de luminárias mais indicadas para seus ambientes
O melhor seria utilizar, no quarto, racks modernos e painéis em cores neutras, linhas retas, e planos lisos, sem detalhes ornamentais desnecessários. Mas é claro que isso não tem nada a ver com desmerecer esses itens nas decorações. Pelo contrário.
Podemos utilizar, por exemplo, soluções de iluminação para valorizar a dupla rack e painel de forma moderada, na medida certa, sem finalidade funcional, mas “teatral”, para tornar os cômodos mais agradáveis.


#5 Painel com apoio
Agora, um rack apoiado sobre piso, frente a cama, pode dar a impressão de que o cômodo decorado é apertado, desconfortável. Então, qual a solução? Um painel que tenha um rack suspenso, ou seja, elevado piso.
Não quer dizer que a área de circulação não ficou comprometida, mas o efeito visual enganoso fará a pessoa se iludir pensando o contrário, sentido que o layout, assim, está mais espaçado e o ambiente mais agradável.

O que achou? Conheceu opções de racks modernos que podem cair bem em seu quarto? Então, escolha um modelo e comece a decorar esse ambiente!
Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.