Decoração

Confira 4 dicas de pia para banheiros pequenos

Todo ambiente representa um desafio de projeto para os decoradores, designers e arquitetos de interiores. Contudo, nada se compara aos banheiros e lavabos. 

Mesmo sendo ambientes muito compactos, necessitam de todos os equipamentos básicos para funcionar. E colocar todos esses itens na planta pode ser um verdadeiro jogo de quebra-cabeças. Confira no texto a seguir algumas alternativas diferentes de pia para banheiros pequenos.

Pia para banheiros pequenos
Andre Camargo

#1 Cubas redondas e quadradas

Podemos nos surpreender com a quantidade variados de formatos e tamanhos de cubas para banheiro à venda atualmente nas lojas de material de construção. Dentre as opções, as cubas de apoio redondas e quadradas são os modelos ideais para ambientes pequenos. E essas peças devem ter medidas de 30 a 35 cm de largura e comprimento, e 9 a 25 cm de altura. E, a depender, podem ser acompanhadas de torneira de bancada ou parede.

São materiais utilizados na fabricação de pias para banheiros: louça ou porcelana, vidro, resina, inox, cerâmica, madeira e pedra (quando esculpida).

Pia para banheiros pequenos
Nathalia Martins
Pia para banheiros pequenos
Marcia Rubinatti e Bolda & Bueno Design

#2 Pias para bancadas estreitas

Conforme o tópico anterior, temos uma noção de quais cubas poderiam contribuir para otimizar o espaço de banheiros pequenos. Mas podemos ir além nesse planejamento e estudar o modelo de bancada cujo desenho funcionaria melhor para o layout do ambiente, liberando mais espaço para equipamentos e circulação. 

E é provável que esse desenho de bancada ajude a determinar qual modelo de cuba seria o ideal.

Dois exemplos de imagens a seguir temos soluções variadas para bancadas de banheiros. Gabinetes de menor profundidade, pedras com recortes estratégicos - seguindo o formato da própria cuba -, e até mesmo cuba esculpida em pedra. 

A opção da cuba esculpida está bastante em alta nos projetos atuais, sendo vantajosa porque permite a criação de cuba nas dimensões desejadas, sob medida.

Mas note também nessas imagens até onde se consegue diminuir a profundidade dessas bancadas.

Se as cubas pequenas apresentarem em torno de 35 cm de profundidade, é provável que as bancadas mais estreitas tenham em torno dele 40 cm. Às vezes, por isso, não vale a pena ter gabinete. 

No lugar, se prefere deixar o sifão - cano de saída de água do ralo - ficar à mostra e estender uma tira de pedra da bancada até a linha do vaso sanitário, como uma prateleira de apoio extra. Essa solução é perfeita para arquitetura de lavabos.

São opções de pedras para bancadas de banheiros: granito, mármore, marmoglass, nanoglass e pedra de quartzo industrializada (a exemplo, o silestone).

Pia para banheiros pequenos
Marcia Acaro e Priscila de Mendonça Silva
Pia para banheiros pequenos
Lais Soares Guimarães da Silva e Gabriela Herde

#3 Pia de canto

De fato, podemos fazer de tudo para otimizar o espaço com uma pia para banheiros pequenos. Se temos a oportunidade de planejar as coisas previamente, é possível colocar várias ideias no papel e testá-las.

Por exemplo, inverter ou girar a posição dos equipamentos dentro do cômodo - abertura da porta de entrada pode apontar algumas possibilidades. Uma ideia é instalar uma pia de canto - bancada ou de parede -, como na imagem a seguir.

Pia para banheiros pequenos
Luciana Latorre

#4 Cubas encaixadas e esculpidas

Vamos voltar a falar um pouco sobre os diferentes modelos de cuba para banheiros. No início desse texto citamos as peças de apoio, instaladas sobre as bancadas. Outra alternativa a ser considerada são as cubas de semi encaixe. 

O que isso quer dizer? São aquelas pias que ficam parcialmente embutidas na pedra, mas com uma parte exposta para além dela. Seu formato também favorece a utilização de bancadas e gabinetes com menor profundidade.

Leia também: 8 dicas para comprar o primeiro apartamento

Sobre as cubas esculpidas, tem detalhes que ainda não comentamos e que podem fazer o banheiro pequeno parecer maior. E em nada tem a ver com as medidas da peça, mas com as características do seu design. 

Por exemplo, a inexistência de recortes ou bordas aparentes matando desníveis, bordas e limites. Além disso, há a possibilidade de se ter um ralo oculto - deixando o visual do banheiro mais clean e chique.

DICA: quando falamos em ralo oculto estamos nos referindo, na verdade, a válvula oculta por uma prancha de pedra removível.

Pia para banheiros pequenos
Ana Yoshida e Maria Helena Torres
Pia para banheiros pequenos
Tikkanen arquitetura e Gabriela Toledo Arquitetura e Interiores

Qual dessas soluções se encaixa melhor em seu banheiro? Que tal começar logo esse projeto?

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.