Paredes personalizadas
No tempo dos homens das cavernas, as paredes contavam histórias, tinham a cara do dono portanto. Que tal comunicar um pouco de você nas paredes do seu lar nos nossos tempos modernos? Ainda mais em território novinho em folha, quando é possível começar do zero. Antes de pendurar quadros, gravuras e fotos no seu apartamento ou casa nova, pense em alternativas personalizadas. Hoje são muitas as opções. Papel de parede, tecidos aplicados sobre a parede e o bom e velho lambe-lambe conferem aconchego e identidade especial aos ambientes.
Mas há outras alternativas para ter uma casa “ilustrada” e personalizada. Recursos tecnológicos, como fotos ampliadas de cenários ou de pessoas que lhe remetam algo especial, por exemplo.
Obras de arte também podem ter a parede da sua casa como suporte (como são chamados os materiais em que as obras são pintadas ou desenhadas). Ter a obra de um artista grafitada, pincelada ou riscada sobre a parede é uma ideia das mais simpáticas. Já existem colecionadores de obras efêmeras, concebidas dentro da casa, diretamente sobre a parede. Os apreciadores sabem que o trabalho não durará para sempre, o que lhe confere um valor ainda mais especial.
Para que o recurso funcione, contudo, é preciso escolher bem o lugar. Obras feitas diretamente nas paredes são, geralmente, de grandes dimensões. Por isso devem ser incorporadas ao espaço com o devido respeito. Um hall de entrada, a parede principal de uma sala de estar ou de jantar, a parede que emoldura a cama no quarto são locais propícios a obras grandiosas.
Agrupar quadros, fotos e gravuras em uma mesma parede também cria um efeito bacana na decoração de um espaço. Em vez de espalhar uma peça aqui, outra acolá, reúna tudo em uma mesma parede, tomando, claro, o cuidado de criar um efeito visual harmonioso no ambiente.